terça-feira, 30 de dezembro de 2008

V Torneio São Carlos Clube

Saudações!


A V etapa do circuito de xadrez do São Carlos Clube foi realizada no dia 6/12. A data escolhida para o evento não foi muito feliz, pois há muitas formaturas nessa época, e a participação no evento foi muito abaixo da esperada. Mesmo assim, o evento contou com a participação de uma figura importantíssima do xadrez brasileiro, o tri-campeão paulista e vice-presidente do Clube de Xadrez de São Paulo, Lourenço Cordioli, que possui atualmente 93 anos sendo 70 deles jogando xadrez!

Ainda antes do torneio, o pessoal das relações públicas do São Carlos Clube fez questão de entrevistá-lo e este foi bem receptivo, entregando inclusive um livro autografado de presente para mim:



Em relação ao torneio, novamente tivemos 4 categorias: sub 10, sub 14, sub 18, absoluto. Na categoria 10 anos o jovem Gabriel Ogashawara mais uma vez venceu com facilidade (bi-campeão com 3 em 3). Eu não lembro de ter visto nenhuma partida dele, mas segundo me disseram ele chamou a atenção sem sequer abrir a boca! Tudo ocorreu no final de uma partida entre a Bruno Souza e Mayra, a qual possuía larga vantagem ( 2 torres e peça contra nada se não me engano). No apuro de tempo, ou melhor, no desespero, a Mayra jogou um lance de torre que afogava e aí entrou em cena o comentarisa mudo Gabriel! O engraçadinho pegou a torre posicionou na casa que dava mate, em seguida ele voltou a torre na casa que afogava e gesticulou negativamente sem nada falar. A reação da Mayra foi apenas:

-Gabriel saí daqui.

Ressaltando um comentário feito pelo Vivaldinho em uma postagem anterior, temos realmente muito que aprender com essas crianças!


Lourenço Cordioli entregou seu troféu pro jovem Gabriel

Na categoria sub 14, o Bruno Ogashawara foi o campeão com 4 em 4. O Lucas Parras que tinha idade para jogar essa categoria e provavelmente seria favorito foi colocado na categoria acima sem ele mesmo perceber! Mesmo assim, ele venceu o torneio com 3 em 3 sendo campeão da categoria 18 anos.

No absoluto a disputa foi mais acirrada. Lourenço Cordioli, eu e o sempre presente Nadim disputávamos o torneio.Eu venci Nadim na primeira rodada deixando-o de fora da luta pelo título. Na terceira rodada, Lourenço Cordioli e eu nos enfrentamos, sendo que eu tinha 2 pontos e ele 1,5 (empate com seu filho Luís Cordioli). A partida foi muito interessante, uma Grunfeld das trocas com o plano branco de Cf3 e Tb1 com a inclusão de h3. Eu me lembrava mais ou menos (minha preparação de abertura é sempre assim) de uma partida entre Kramnik-Kasparov, na qual ele jogava um rápido b5. Naquela indecisão de entro ou não entro na linha, me lembrei que eu não sou o Kasparov e que eu com certeza iria me perder na bagunça. Adotei um plano mais cauteloso que me colocou em uma posição igualada na qual eu poderia jogar de maneira padrão e tentar pressioná-lo no tempo. Foi exatamente isso que aconteceu, o Lourenço alcançou uma posição melhor mas gastou muito tempo para isso. Então ele me propôs empate e eu prontamente aceitei. Na rodada seguinte eu venci o Luis Cordiolli e acabei meio ponto a frente do forte jogador de 93 anos de idade! Segue abaixo a classificação da categoria absoluto:




Como último fato engraçado desse torneio, o Lucas bixo, pensando que eu e o Lourenço havíamos alcançado o mesmo número de pontos, me perguntou na saída do clube: - Marcel, você ficou na frente do Lourenço porque foi ele que pediu empate né? Após ter sorteado o critério "Mil total" nos jogos regionais não é de surpreender uma pergunta dessa! Apesar de seus problemas com os critérios de desempate, ele facilitou pros adversários no tabuleiro



Wesley x Lucas Parras (bixo)

Como considerações finais, quero ressaltar que a parceria da Associação dos Enxadristas de São Carlos com o São Carlos Clube está sendo muito positiva. Conseguimos movimentar o xadrez da cidade e esperamos movimentar ainda mais no ano que vem. Gostaria de agradecer a todo o pessoal do São Carlos Clube, em especial ao Nadim e a Egle, que são os principais responsáveis pelo sucesso obtido. Agradeço a todos que participaram dos torneios e espero contar com vocês no ano que vem.


Nadim, Luis e Lourenço Cordioli, Marcel e Egle.

Abraços!
Marcel Utiyama