terça-feira, 28 de abril de 2009

Torneio 21 minutos - Araraquara

Saudações!

Foi realizado no dia 22 de março o Aberto de Xadrez de Araraquara.

O folder do evento já continha alguns fatos curiosos:

O primeiro foi o local do evento, o clube Hold’em de pôquer (all in!).

O segundo: todos os atletas deveriam levar 2 litros de leite! O que seria feito com o leite a gente não sabia mas estava escrito claramente que era para levar os 2 litros.

Partimos então para Araraquara, Lucas Bixo, Marcel, Eugenio,os três Ogashawaras (Gabriel, Bruno e Raíssa) e 12 litros de leite.

Fiquei sabendo no dia anterior que o árbitro seria o grande amigo Leonardo Vivaldo (Vivaldinho), do blog amigo www.xadrezdepressao.blogspot.com que é o único blog menos atualizado que esse(haha)! Eu perguntei pra ele se seriam necessários os dois litros de leite e ele me disse que poderia ser um litro de leite e uma latinha de Bohemia para a arbitragem. Ao chegar no clube deu pra notar que ele falava sério, havia um bar com várias bebidas e o Sr. Árbitro veio a caráter com uma camiseta de algum Uísques que não me lembro agora.

Durante a viagem, um dos meus alunos me pergunta (sem citar nomes).

-Marcel, se eu tiver vontade de peidar no jogo o que eu faço?

Dando risada eu respondi:

- Faz que nem você faz na sala de aula.

Pra minha surpresa ele falou:

- Eu solto ué.(Exclama!).

Sobre o torneio, eu era o número 4 e o Eugenio o 6. Encabeçando a lista estavam Felipe, Frare e Lindolfo. Já na primeira rodada o Eugenio perdeu, levando junto todos os Ogashawaras. Já o bixo e eu vencemos.

Na segunda rodada, o Gabriel e a Raíssa perderam novamente. O Eugenio jogava na dúvida entre jogar pra ganhar e buscar a recuperação ou perder e ir direto pro BAR, já que as últimas mesas eram separadas, literalmente no BAR! A razão prevaleceu e ele venceu iniciando uma fantástica recuperação. O bixo empatou e se manteve invicto. O Bruno ganhou, fazendo o primeiro ponto para os Ogashawaras e eu consegui vencer apesar de ter jogado vários lances imprecisos.

No almoço, surpresa. Imaginem um restaurante onde o quilo custa em torno de 22 reais e que para comer a vontade custe 18,50. Imagine alguém, sem citar nomes, que consegue comer 18,50 com um detalhe, só massa e carne (ele ainda não conhece a teoria de comer em restaurante por quilo, um dia eu escrevo os princípios básicos)! Assustador! Tive inclusive que emprestar dinheiro pro cidadão haha.

Voltamos então para a terceira rodada e para surpresa do Eugenio ele tinha um “bônus” pela frente, o bixo! Pelo que o Eugenio disse foi uma boa partida, onde o bixo deu trabalho, mas não conseguiu parar a fantástica recuperação do Eugenio. Já o Gabriel ganhou sua primeira partida em torneios fora de São Carlos, enquanto a Raíssa preferia estrear só na quarta rodada. O Bruno perdeu novamente e eu consegui vencer.

Na quarta rodada as coisas começaram a se definir. O bixo empatou, a Raíssa enfim estreou, o Gabriel venceu novamente, o Bruno perdeu e o Eugenio continuou firmemente sua recuperação. Eu joguei contra um enxadrista que eu não conhecia, mas que jogou muito bem. Em uma complicada posição da Ruy Lopez eu consegui ganhar um peão e apesar de no final ter jogado uns lances para enrolar no tempo, venci bem. O Felipe e o Frare também venceram e nós 3 dividíamos a liderança.

Na quinta rodada a Raíssa tinha ligado e ganhou novamente, o bixo e o Gabriel empataram e o Bruno venceu. Na mesa 4 o Eugenio renascia das cinzas e nem preciso falar que ele venceu novamente. Já na mesa 1 o Felipe vencia seu amigo e companheiro de equipe Frare, enquanto eu consegui vencer o Lindolfo na mesa 2.

Para a sexta e decisiva rodada o confronto do dia anterior no torneio do São Carlos Clube se repetiu. As mesmas cores, a mesma abertura, a mesma situação na tabela. Dessa vez após a abertura acordamos um empate que garantiria primeiro e segundo lugar. O Eugenio venceu a quinta partida consecutiva e como ele mesmo disse, se tornou um exemplo de superação haha. Já a Raíssa não conseguiu vencer um experiente enxadrista. O bixo parou de empatar e venceu novamente fazendo 3,5 em 6 com apenas uma derrota, se tornando assim o campeão da categoria 14 anos.


Lucas Bixo


O Bruno perdeu e o Gabriel recusou empate de um cara achando que era brincadeira, mas mesmo assim com 2,5 em 6 ele foi o campeão da categoria 10 anos.


Gabriel, sempra dando show.



Em relação aos critérios de desempate a situação era a seguinte. Em um dos critérios o Felipe levava vantagem, no outro era eu quem estava melhor e o terceiro era igual. No sorteio foi sorteado o critério que me favorecia e eu acabei ficando com o título! O Felipe ficou em segundo, Frare em terceiro e o Eugenio com uma surpreendente recuperação ficou em quarto.


No detalhe a camiseta do amigo Vivaldinho e a TV do emparceiramento

Voltamos felizes, afinal a equipe de São Carlos conseguiu vencer 3 das 4 categorias em disputa. Encerramos assim o mês de março.

Só fica a pergunta:
-E o leite?
Haha

Abraços!
Marcel Utiyama

sábado, 11 de abril de 2009

I Torneio do S.C.Clube

Saudações!

Foi realizado no dia 21 de março o I Torneio do circuito do São Carlos Clube. O evento é realizado em parceria com a nossa Associação dos Enxadristas de São Carlos.

Como tradicionalmente é feito, os 32 enxadristas presentes foram dividido em 4 categorias (sub10,14,18 e absoluto), porém na categoria 18 anos só tinha a Raíssa e então ela foi “gentilmente” colocada no absoluto.

O “dono” da categoria 10 anos do ano passado Gabriel Ogashawara subiu de categoria também e o bixo que já venceu a categoria 14 e 18 anos foi tentar a tríplice coroa no absoluto.

A categoria 10 anos foi a mais disputada. O jovem João Basso do colégio São Carlos venceu o Vitor Zancanella do colégio Cecília Meirelles. Na rodada seguinte o Lucas Zancanella venceu o João e no confronto de irmãos Vitor e Lucas nada de camaradagem, o Vitor venceu embolando os 3 com 4 pontos em 5 rodadas. Nos critério de desempate, o campeão foi decidido no terceiro critério e o João Basso levou o título.



Na categoria 14 anos haviam dois favoritos, os irmãos Bruno e Gabriel Ogashawara. Já na primeira rodada uma jovem enxadrista Jéssica Kado mostrava que não estava pra brincadeira. Ficou ganha contra o Bruno, mas acabou sendo enrolada. Na terceira rodada o confronto decisivo ente Bruno e Gabriel ocorreu e terminou em empate! Na quarta rodada a Jéssica decidiu o título em favor do Bruno ao vencer o Gabriel, que terminou em um frustrante terceiro lugar. A surpreendente Jéssica ficou em segundo e o Bruno ficou em primeiro.



Na categoria absoluto tivemos a presença do agora MI Felipe El Debs, que era disparado o favorito. Correndo por fora vinham Eugenio, Juçana, Nadim e eu. Nos confrontos diretos o Felipe venceu a Juçana na segunda rodada, e na terceira eu venci o Eugenio e a Juçana venceu o Nadim. Na última rodada eu enfrentei o Felipe de brancas. Após a abertura dei uma entortada nas peças, mas o Felipe não conseguiu tirar grande vantagem disso. Após algumas complicações fiquei em uma posição claramente superior, mas capivara não tem garantia. Tomei um golpe no fim perdendo qualidade. Felipe campeão, com o Eugenio em segundo e eu em terceiro.



Alguns fatos:

- Crianças corriam sobre um tablado durante o torneio fazendo um barulho enorme.
- Devido a alguns problemas o salão estava meio escuro...
- Felipe só aceitou participar do torneio quando o Eugenio o convenceu a não me deixar ganhar o torneio.
- A Raíssa foi mas não foi jogar.
- Duas das crianças que corriam no tablado foram inclusas no torneio na terceira rodada, assim acabaria o barulho.
- Assim que minha partida com o Felipe acabou o bixo perguntou:
- Quem ganhou Marcel?
- Perdi
-Sabia!


0-1 Sabia!


Depois dessa, fim com algumas fotos aleatórias!









Abraços.
Marcel Utiyama