quarta-feira, 23 de abril de 2008

Acertando uma dívida.

Amigos enxadristas! Essa postagem é para pagar uma dívida. Eu não escrevi nada a respeito do aberto do Brasil em São José do Rio Preto, havia até me esquecido disso, mas o sempre alerta amigo Vivaldinho (sem sacanagem mas o corretor ortográfico sugere como uma das opções veadinho, delicadinho e geladinho haha) me lembrou. Pois ai vai mais uma humilde postagem:

Mais uma vez partirmos, Eugenio e eu rumo a bela cidade de Rio Preto. Após algumas dificuldades para encontrar um hotel acabamos ficando em um bom hotel no centro da cidade, perto da rodoviária e muito longe do local de jogos. Isto fez com que nós nos aventurássemos andando de moto-táxi. Como diria aquele famoso cidadão que jogou truco apostando o que não se aposta: Loucura né! Sobrevivemos e conseguimos empurrar as pecinhas..

O torneio não contava com a participação de muitos enxadristas, mas dizem que o importante não é quantidade e sim qualidade. Pois bem, seria disputado um fechado valendo norma de MI após esse aberto,ou seja, nem preciso dizer mais nada sobre o nível..

Após vencer Laís Pimentel (irmã do Rafael Pimentel, ambos gente boa!) na primeira rodada tive de enfrentar o experiente MI Facundo Quiroga. Enquanto Eugenius empatava rapidamente com o também MI Valiente, sangue jorrava no confronto Utiyama x Quiroga. É claro, o único sangue que realmente jorrou foi o meu, até tentei ganhar sacrificando dois peões e depois peça..recuperei algo...mas ao perceber que no final de Dama e dois bispos contra minha Dama eu não teria chances tive de abandonar. Após a partida eu que achei que tinha reinventado a roda mas logo percebi que estava tudo no Fritz...pelo menos escutei um elogio do irreverente Mestre:
- Bueno atacante.

Amigos caso vocês não tenham prestado atenção, o MI Valiente foi o primeiro a tentar vencer Eugenius mas o ponto foi rachado ao meio. O placar é Eugenius 0.5 x 0.5 MIs.

Neste torneio devo agradecer as caronas e risadas proporcioandas pelos amigos de Curitiba, Anderson Dias, Acyr Calçado e Rafael Araújo.

Continuando com o xadrez, após tomar uma cacetada venci Roberto Carlos pelo celular (Marcel 2x 0 Celular) e Eugenio perdeu para o Grande Name. Logo em seguida eu perdi pra um sacríficio furado de peça e Eugenio empatou com Andrea Vidigal. Na partida seguinte venci o angolano Arnulfo e Eugenius venceu Ellen Giese. Não darei detalhes das partidas anteriores para poder enfatizar esta última rodada.

Após a penúltima rodada o assunto que rolava no carro do Anderson era o seguinte:
Acyr, Anderson, Rafael e eu todos com 3 pontos. A chance de nos enfretarmos era boa, mas maior ainda era a chance de algum de nós ser o felizardo de pegar o Eugenio que também estava com 3! Fomos ver o emparceiramento todos se estapeando para ver quem pegaria Eugenio mas...nessas horas o que fala é o rating e quem deu o maior lance foi Facundo Quiroga, 2331.

Eugenio enfrentaria o segundo MI da sua vida e levava as brancas contra a Variante Najdorf ( a mesma abertura que Quiroga jogou contra mim na segunda rodada). Após aquela pentelhação do Eugenio para eu ensinar a linha, eu resmunguei alguns lances em meio a uma lata de cerveja(daquelas grandes!). EuGenius deu uma olhadela na enciclopédia (em meio a duas latas de cerveja...daquelas grandes!) e descobriu uma linha de empate(na mesma linha que eu havia jogado). O problema seria se o Mestre mudasse a linha, então Eugenius olhou uma outra linha (e apenas uma!).

E eis que Quiroga emprega novamente a Najdorf, mas ele troca a linha e cai na preparação de UMA linha de Eugenius. Após Quiroga jogar uma aberturade maneira duvidosa, Eugenio fica melhor, jogando muito bem, plantou um cavalo em d5 ( e que cavalo!) e no final de cavalo contra bispo jogou um belo c4, e não satisfeito jogou um outro c4. O adjetivo para este segundo c4 não é uma exclamação, ou a palavra belo, é simplesmente o que o simpático mestre disse:

- Másss que c4.....!!!!!

Eugenio vence!! Ganha 20 pontos de rating e se mantem invicto contra MIs (Eugenius 1.5 x 0.5 MIs).

Espero que tenham gostado.
Um abraço!
Marcel Utiyama

Um comentário:

Leonardo Vivaldo disse...

Caro Marcel,

Fico feliz que tenha levado em consideração o pedido deste humilde fã dos enxadristas, e seres humanos, do xadrez de São Carlos.

Realmente, EUgênius está simplesmente impossível...

Tenho certeza que é a mais nova promessa no meio de tantas figurinhas ja carimbadas (e, digo mais, já sem graças) como Krikor, DiBerardino, El Debs etc.

No mais, deixo uma saudosa lembrança para todos os amigos de São Carlos e, em especialmente, para você... SEU GRANDÍSSIMO FILHO DE UMA PUTA! (na conotação mais carinhosa que a expressão pode conter).

Aquele abraço!

VIVALDINHO

(Desculpe: Não consegui me conter! hahahaha, Mas você mereceu! Saudações Humorísticas!)