quarta-feira, 4 de março de 2009

Campeonato Paranaense Absoluto

Olá pessoal!

Foi realizada do dia 27 de janeiro a 01 de fevereiro a Final do Campeonato Paranaense Absoluto em Paranavaí. O evento contou com a presença de 44 jogadores de todo o estado. Os enxadristas foram classificados através de torneios classificatórios ao longo do ano. Também participaram atletas indicados pelos clubes filiados a Federação Paranaense de Xadrez (Fexpar) e enxadristas com rating fide superior a 2000 pontos.

Eu poderia participar do torneio devido ao rating superior a 2000, mas meu principal problema era como faltar uma semana no estágio? Que desculpa eu arrumaria?!

Enquanto eu pensava se tentaria a liberação ou se me conformaria em não ir, minha empresa me deu um belo presente: Férias coletivas! A segunda em menos de um mês! O motivo para isso é a crise mundial o que fez com que a produção caísse muito, e sem ter o que produzir... Férias!

Fiz uma breve parada em Rolândia para resolver um problema já citado nesse blog, o meu joelho! Alguém se lembra que o enxadrista aqui resolveu se aventurar nos gramados e acabou com o joelho machucado pouco antes do Torneio da Amizade em agosto do ano passado? E para piorar, quando achava que estava recuperado, machuquei o mesmo joelho novamente! Decidi ir então a um ortopedista que disse que eu provavelmente precisaria operar e que seria bom fazer uma ressonância. Moral da história; gastei com a consulta, gastei com a ressonância e provavelmente terei que gastar com a operação... Mas o que isso tem a ver com xadrez? Mais uma vez NADA!

Fui então para Paranavaí, cidade onde tinha boas e más recordações. As boas eram relativas ao paranaense sub 18 onde joguei muito bem e acabei em segundo lugar e as más ao Paranaense absoluto de 2007 onde joguei extremamente mal chegando a rocar grande (3 derrotas seguidas 0-0-0) e acabei dividindo uma bolada de 50 reais em 4!

Qual o resultado que eu esperava dessa vez?! Bom, confesso meu pensamento era um tanto quanto medroso, eu queria apenas não fazer feio.

E as rodadas foram passando e eu fui ganhando alguma confiança e ritmo, mas eu não conseguia engrenar ganhando algumas rodadas seguidas. Comecei bem, uma vitória, um empate e em seguida outra vitória. Quando pensava em emplacar vieram 3 empates seguidos, algo inédito para mim! Antes que me chamem de bundão, devo alertar que todos empates foram jogados!

O primeiro da série foi contra o campeão do torneio Jair Osipi. Eu joguei de brancas e em 18 lances chegamos a uma posição meio morta e acordamos o empate.

Já o segundo empate eu jogava de brancas contra o Fernando Constantino. Após ele jogar uma dragão e confundir as linhas, fiquei com dois tempos a mais! Após vários lances ruins toda a vantagem desapareceu e quando estava prestes a ficar pior meu adversário cometeu um sério erro e me concedeu um final ganho de 2 torres, bispo e peões contra dama e peões. Após trocar o bispo pela maioria de peões em uma das alas me sobraram “apenas” as duas torres e a ala da dama a mais (3 peões unidos), mas faltava comer um peão chato e assim que comi, dei a capivarada do torneio pendurando uma das torres. Para finalizar armei um jeito de prender o meu rei e levar perpétuo! Papelão versão 2009!

O terceiro empate foi artístico! Após a abertura a partida foi caminhando rapidamente para o empate. Pedi empate duas vezes e meu adversário Vitório Chemin recusou ambos. Fomos jogando até que me apurei no tempo e de alguma maneira consegui cair em um empate de bispo contra bispo e peão de torre de casa de coroação oposta ao bispo, no qual estava perdido! Mas no seguinte diagrama...



Meu adversário jogou Bg6? O qual eu respondi com Be6 e após o natural h7 joguei Bg8!




Que empata porque depois de coroar Dama eu disse no desespero:

-Afogou!
Teve até alguma risada do pessoal haha!



Após essa série de empates eu precisava desesperadamente de uma vitória porque empatar 3 seguidas me deixou a 1 ponto do líder e eu tinha ainda alguma esperança de brigar pelo título. Devo destacar que pouco antes da sétima rodada chegaram os meus “segundos” Ronaldo Borges e Thiago Almeida, os dois vieram de Opala da prefeitura de Rolândia! Um Opala quase não gasta gasolina mesmo né?! E pra piorar aquele esquema de porta que abre porta que não fecha... Uma beleza! Haha



Ronaldo e Amauri

Continuando o xadrez, eu enfrentaria meu amigo Ciro Pimenta pela sétima rodada. Consegui uma boa vantagem na abertura e venci finalmente!

Com mais uma vitória eu me credenciaria a ter chances de título e então pensava em jogar para ganhar de pretas. Meu adversário, Fabricio Greellmann tinha o mesmo número de pontos e também jogava para ganhar. Consegui igualar na abertura e o fato de os dois jogarem para ganhar acabou me favorecendo! Consegui vencer e cheguei para a última rodada a meio ponto do líder Jair Osipi e com o mesmo número de pontos do Ademar Neto, que enfrentaria o Jair.



Fabricio x Marcel... Tainan observando!




Na véspera da decisão, churrasquinho com todo o pessoal! Eu não queria muito ir não mas acabei indo e acreditem, só bebi refrigerante!


Para a minha decepção, eu dobrei cores e tive que enfrentar o Ernani Choma de pretas! Pensando em qual seria a melhor estratégia para a partida, dada a situação do torneio, eu decidi que precisava ganhar, pois havia chances de título e um empate seria insuficiente. Infelizmente a preparação não foi adequada, tomei uma livrada daquelas e perdi rapidamente. Na mesa 1 foi acordado empate e assim o Jair sagrou-se campeão! Com essa derrota eu despenquei do segundo lugar para o sexto.

Como considerações finais, quero dizer que gostei muito do modo como consegui conduzir o torneio, creio que joguei uma partida muito mal, o segundo empate da série, mas de maneira geral foi um xadrez consistente. Ter perdido a última rodada pode parecer muito desanimador, mas para ser sincero eu já estava satisfeito e por isso me animei a jogar uma linha mais arriscada. Talvez fosse melhor escolher uma linha mais sólida, mas é fácil para alguém abdicar de uma chance de título?

Para mim não foi, talvez com o tempo eu aprenda a ter mais juízo! haha

Abraços a todos que acompanham o blog, que torceram para mim e para todos que estiveram no Paranaense!
Marcel Utiyama

Um comentário:

Thiago disse...

Faaala Marcel!!
ou qdo tiver esses torneios em sanca, me avisa. tá... eu sei, provavelmente eu não vá, mas se der...

ahh olha a cara de bem humorado do Homer na foto!! ahahahhaa

abraço!