quinta-feira, 11 de junho de 2009

2° Torneio AK Hold’em Club

Saudações.

Foi realizado no dia 24/05 o segundo torneio 21 minutos do AK Hold’em Club na cidade de Araraquara. Mais uma vez, além do valor da inscrição havia o item 2 litros de leite. De novo toda aquela baboseira sobre o leite? Não, acho que de tanto eu encher o saco, eles explicitaram no folder: “2 litros de leite (PARA DOAÇÂO)”.

Desta vez, fomos em número mais numeroso. Nossa delegação contava com Bruno Rogani, Bruno Ogashawara, Eugenio, Lucas, Mayra, Raíssa, eu e 14 litros de leite (recorde!. Já antes da viagem, o atleta Eugenio se apresentou claramente embriagado! Isso mesmo, bêbado, não era ressaca ainda, essa viria apenas após o almoço. Claro que um comportamento desse não pode ser aceito no Xadrez profissional, mas sendo ele um jogador “aposentado” as regras não se aplicam. (obs.: seria o leite pra ressaca? Haha)

Enquanto ele reclamava de algo durante a viagem, o Gabriel tentava infernizar a vida de todo mundo, o Bruno berrava na minha orelha, aquela beleza na van.


Olha o futuro de São Carlos


Ao chegarmos ao local de jogos uma surpresa. Todo mundo trancado pro lado de fora, ninguém tinha as chaves. Após resolver o problema veio outro em seguida, impressora que não funciona, problemas na lista de jogadores, mais gente do que o aparentemente previsto e...7 rodadas!

As rodadas foram ocorrendo e eu sinceramente não lembro de nada. Ao olhar o cross table algumas coisas interessantes.

Eugenio A, 51:W 63:W 19:W 7:D 2:L 12:W 8:W
Marcel Ut, 47:W 26:W 38:D 37:W 3:D 1:L 29:W
Bruno Rog, 68:W 80:W 7:L 23:D 14:D 30:L 51:W
Raissa Og, 26:L 47:D 49:W 41:L 68:W 33:D 56:W
Lucas Par, 83:W 25:D 44:W 10:L 42:W 6:L 24:L
Mayra Cam, 71:W 6:L 29:L 63:W 52:D 53:L 67:W
Gabriel O, 21:L 81:D 35:L 71:W 54:D 48:D 70:W
Bruno Oga, 80:L 68:D 54:L 81:W 60:W 47:D 36:L

1. Percebam, a primeira rodada foi até boa para sanca (5 vitórias em 8).
2. Já a segunda é no mínimo curiosa, olha o número de empates! (4 em 8) são sólidos esses jovens hein! E são 3 vitórias nas 4 restantes.
3. Continuando a análise inútil, percebam que na rodada seguinte dos que empataram na segunda, dois venceram e dois perderam.
4. Mas, pra compensar, quem empatou na segunda e perdeu na terceira reagiu e o contrário também é válido (olha a gangorra!).
5. Podem me xingar a vontade mas eu vou continuar, na quinta rodada mais 4 empates! E na sexta todos os que empataram na quinta NÂO venceram!
6. Mas pra compensar todos os que empataram na quinta e não venceram na sexta venceram na sétima! Aliás quem de sanca não venceu né? Ops foi mal Bixo e Bruno Ogashawara haha
Pra não dizer que não comentei algo mais específico:

Lembro que na terceira rodada eu empatei com um jovem que enfrentei pela terceira vez no ano (havia vencido as outras duas). Em uma siciliana cai em uma posição miserável após levar um temático Bxe6 que trocava duas peças menores por torre e dois peões. A posição geralmente é de difícil avaliação, mas confesso que naquela eu não tinha plano nenhum e por isso consegui um covarde perpétuo na torre do meu adversário.

Na rodada seguinte, o Eugenio empatou com o Frare na mesa 1. Nessa rodada devo fazer um comentário. A Raíssa perdeu, ficando com 1,5 em 4. Ao conversar com ela, percebi que ela estava desanimada, mas que achava que estava jogando bem. Uma rodada antes nós havíamos combinado que caso ela fizesse mais da metade dos pontos eu lhe daria um chaveiro, mas ela parecia ter desistido... Após a conversa,fui para a minha partida pensando que o resultado dela seria realmente ruim nesse torneio.

Na quinta rodada eu empatei com o Sergio Silva em uma partida bem complicada e interessante na qual teoria que é bom nada. Virou algo que parecia um pouco de cada abertura. Fomos levando, uma hora ele parecia melhor, na outra era eu. Até que pendurei um peão, fiquei mal, mas quando as duas setas ficaram em pé, repeti jogadas e ele não se opôs. Empate. O Eugenio perdeu pro Lindolfo e eu sinceramente não me lembro de nada da partida.

Na sexta rodada, talvez a mais polêmica do torneio.

Eu enfrentava o Silvio Shiroma de brancas. Após uma Ruy Lopez horrorosa, onde perdi alguns tempos jogando meu bispo preto pra a3, depois voltando pra c1, jogando pra e3...enfim, não sabendo onde enfiava aquela merda (obs: Gabriel nem pense em falar nenhum palavrão ao ler essa parte). O Silvio ficou melhor, conseguiu ganhar um peão, mas a posição começou a se complicar. Em uma posição interessante onde meu par de cavalos era superior ao par de bispos do Silvio, eu repentinamente fiquei ganho! Consegui ganhar qualidade e na hora de arrematar a partida simplesmente tomando um bispo no ar, resolvi tomar o outro achando que era mais forte porque ele não podia tomar devido a dama dele ter que defender simultaneamente a torre e o bispo que eu tomei. O detalhe é que a torre saia com cheque, isso com ch mesmo, pois foi ai que meu cheque se foi! Ao invés de ganhar o bispo acumulando qualidade + peça, ou seja, torre, perdi a qualidade que tinha a mais e uma peça porque a dama tomava a minha torre com cheque e comia meu cavalo e não sobrava uma mísera casa pra e eu dar mate na oitava(geralmente eu escrevo exclama, mas nesse caso INTERROGA NEH *&¨%$#$). Haha

No final da partida, o tempo do Silvio estava pendurado e eu no calor da partida tentei enrolar mesmo ele solicitando empate em uma posição claramente ganha. Perto de derrubar a seta dele fiz lance impossível deixando meu rei na cara da torre dele. O Silvio jogou, e quando eu ia jogar outro lance fica a polêmica:
Eu bati ou não no relógio?

O Silvio achava que sim.
Eu achava que não.
Percebam a palavra achava.

O ábritro Vivaldinho não tinha certeza também.
Algúem falou algo pro Vivaldinho:
-Você é árbitro e não lembra
Obs.: eu não sou lá grande conhecedor de regras de xadrez, mas se isso não merece punição, merece pelo menos reprovação!

Eu não tinha certeza, o Silvio também não, o Vivaldinho achava que eu tinha batido e eu me conformei com a situação e dei fim a mais um papelão abandonando a partida.

A sétima rodada é a rodada onde quase todo mundo de São Carlos ganhou, me restando o consolo de ganhar uma graninha, apesar de ter jogado uma partida com direito a pendurada de peça! O Eugenio ganhou rapidamente na mesa 3 fazendo 5,5 em 7.

Lembram da história da Raíssa?

Pois é, após a descrita conversa. Ela simplesmente reagiu! Fez 2,5 nas 3 rodadas finais e finalizou sua participação com 4 em 7 sendo a segunda no feminino levando uma graninha. Parabéns Raíssa.




O Eugenio (agora sim de ressaca) ficou em quinto lugar e eu fiquei em 10.


Bixo sempre de bom humor!


Já o Porpeta quer dizer o Bruno já pensa em melhorar pro próximo.


E o Gabriel recebe o prêmio por ser tão pentelho.

Como considerações finais:
* Sinceramente não sei se bati no relógio, eu acho que não.
*Minha decisão de enrolar aquela posição claramente perdida não é correta, ainda mais depois do jogador solicitar empate.
*Considero a decisão da arbitragem, se não acertada, correta.
*Parabenizo a todos os atletas de São Carlos pelo bom desempenho.

É isso.
Marcel Utiyama

5 comentários:

Leonardo Vivaldo disse...

Já que atualização no meu blog é lenda, deixa eu ficar comentando os dos outros, então!

1°) Lembra que uma vez, no meu blog, eu te chamei de numerólogo?! Pois é! Essa história da pontuação das rodadas é a prova cabal disso! Daqui a pouco você estará jogando tarô ou I Ching!

2°) Obrigado por me insentar da culpa na sua partida com o Shiroma. Na próxima vez, vou arrumar uma câmera e pedir replay ("Tá certo, Arnaldo?!"). Realmente, agora percebo que não é fácil ficar do lado negro da força. Aliás, dando nome aos bois, registro aqui minha advertência ao Gleison Rocha que fez aquele comentário infeliz comigo do lado). E, muito honesto o seu comentário.

3°) Tenho inveja das ressacas do Eugênio. Ele realmente é movido a álcool.

4°) A foto com o "Futuro de São Carlos" é um show!

5°) Também intervi em algumas partidas do sr. Bruno Rogani: ele solicitou empate e eu, claro, mandei jogar!

6°) Foi sugerido doação de produtos de limpeza no próximo torneio. Como da primeira vez, sugiro Bohêmia.

7°) Não tenho mais nada a dizer, esse aqui foi só para completar 7 comentários.

Grande abraço e até o próximo!

ALL IN!

L. Vivaldo

The Most Killer disse...

A pior postagem daesse blog, vc soh fico flando de vc mesmo marcel, e eu q fiz um lindo jogo contra aquele cara moh xato q fazia questao de se exbir????







































¬¬

Marcel Utiyama disse...

Primeiramente respondendo ao Vivaldo.
0. Realmente você não atualiza!
1. Estou considerando virar numerólogo.
2. Totalmente isento.
3. Não há dúvida.
4. Só saiu o clube do bolinha.
5. Joga!
6. Eugenio pediria Velho Barreiro
7. Eu tb não
Abraços

Marcel Utiyama disse...

Respondendo ao Bruno Japonês.
Eu não vi o seu jogo contra o tal cara que gostava de se exibir. Talvez eu até lembre quem era, mas minha memória é de velho!
De qualquer forma, comentário aceito.
Tentarei cobrir melhor as partidas de vcs!
Ateh!

Bruno Punes disse...

Ronaldo
















































































































































Brilha muitus nu Curinthians