sexta-feira, 10 de julho de 2009

2ª Etapa São Carlos Clube

Foi realizado no dia 04/07 a segunda etapa do circuito do São Carlos Clube. O evento contou com a participação de 35 jogadores divididos nas já tradicionais 4 categorias (sub 10, 14, 18 e absoluto).

A imprensa local esteve presente e entrevistou alguns dos jogadores e representantes do clube. O Gabriel foi um dos indicados para a entrevista e apesar de não ter idéia do que ele falou, eu registrei o momento:


Será que ele falou isso?

Na categoria absoluto só teve 4 participantes sendo que eu fui o campeão:
1- Marcel Utiyama 2.5
2- Eder Fernandes 2
3 – Lucas Bixo Parras 1.5
4- Luiz Duarte 0


Luiz Duarte, Bixo e Marcel

Na categoria sub 18 o Raul do São Carlos Clube venceu de maneira bem convincente, 100% de aproveitamento.

1- Raul 3
2- Leandro 2
3- Daniel 1
4- Pietro 0


Pietro, Daniel Ogashawara (mais um é igual Silva), Leandro e Raul

As categorias 10 e 14 anos foram mais disputadas. Na 10 anos a disputa foi entre os jovens Igor Carraro e Filipe Mazeiro. Ambos venceram 3 partidas e no confronto direto...aquela bagunça! Cheguei no final do jogo e eles me perguntaram se o tempo tinha acabado. Olhei o relógio e disse sim, o tempo do Igor acabou e o Filipe venceu. O Igor protestou falando que o Filipe tinha voltado várias vezes e que sempre que era lance impossível eles reiniciavam a partida (!). Aquela já era a terceira partida e estava 2 a 1 pro Igor(!).

O que fazer em uma situação destas? Aposto que as regras da Fide não cobrem tamanha genialidade! Se eu me baseasse no que eu vi ao chegar na mesa o Filipe ganharia (e talvez fosse essa a decisão a ser tomada), mas todos em volta relatavam partidas reiniciadas e tudo mais. Como se trata de um torneio para iniciantes e para não traumatizar nenhuma criança com decisão de arbitragem, propus duas alternativas, empate ou outra partida com menos tempo. Os dois rapidamente empataram!

E empataram mesmo, ao ver os critérios de desempate a situação era de 0,5 ponto melhor nos milésimos para o Filipe e 0,5 ponto melhor para o Igor nos medianos. Em outras situações eu teria ou definido o critério antes ou sorteado depois, mas com o ocorrido anteriormente decidi fazer um desempate em uma única partida de 5 minutos com cores sorteadas.

Uma pausa nessa categoria para contar o que aconteceu na 14 anos.
Bruno e Gabriel Ogashawara duelavam pelo título (na ausência da Jéssica é fácil...haha). Os dois venceram todas as partidas e empataram entre eles. Essa partida, aliás, foi uma maravilha. O Bruno ganhou uma torre, o Gabriel recuperou e caiu em um final com dois cavalos e peão contra torre e peão (sem peões passados). O Bruno pendurou a torre e o tempo do Gabriel caiu perto do mate. Draw!

Nos critérios de desempate Bruno e Gabriel iguais em todos os critérios. Sorteio nesses casos eu acho extremamente chato e resolvi fazer um desempate igual o da categoria 10 anos.

Mesas prontas, platéia na expectativa, jogadores ansiosos. No sorteio, o Igor e o Gabriel escolheram a mão das peças pretas.

As partidas se iniciam e no sub 10 é peça no ar pra tudo quanto é lado. No 14 anos a partida é boa, o Gabriel fica melhor e começa a pressionar. O Bruno se defende e vai enrolando seu irmão no tempo. Lance a lance o Gabriel melhora sua posição e o Bruno continua enrolando no tempo.No final de torre, o Gabriel tinha 2 peões extras e após vários erros (é ping oras!) o resultado foi definido no seguinte diagrama:


1...Rh4??
2-Txb3?? (Th7++), Tg3!

Após isso o Gabriel deu mate com a seta em pé e a torcida explodiu em aplausos (!) Uhulll.

O Vicente tentou controlar dizendo que a outra partida estava em andamento, mas a torcida estava eufórica!

Na outra partida o Filipe me chamou e perguntou reservadamente:
- Pra eu abandonar é só derrubar minha torre (?!)
- Não, derruba o Rei.

Ele derrubou e congratulou seu adversário de maneira bem adulta para um menino de menos de 10 anos.

Classificação 10 anos:
1- Igor Carraro 3,5 (vencedor no desempate)
2- Filipe Mazeiro 3,5
3- André Schiabel 2,5
4-Leticia Soares 2
5-Igor Soares 2
6-Gabriel Macedo 2


Categoria 10 anos

Classificação 14 anos:
1-Gabriel Ogashawara 3,5 (vencedor no desempate)
2- Bruno Ogashawara 3,5
3-Larissa Santos 3
4-Luiza Novais 3
5- Lucas Novais 3
6- Natalia Garcia 2


Categoria 14 anos

Sobre os desempates, primeiramente parabéns aos 4 jogadores que o disputaram.. Perdendo ou ganhando, esta é uma situação complicada, na qual os jogadores ficam sobre grande pressão aos olhos de todos os espectadores. Mesmo sendo um torneio pequeno, creio que dá pra sentir o clima, sendo que essa é uma experiência que acrescenta e muito no xadrez de qualquer um, principalmente de uma criança.

Seguem mais algumas fotos do festival.


Geral


Teve gemêos e...


Trigêmeos!

É isso!
Que venham os regionais!
Abraços

3 comentários:

Bruno Punes disse...

Foda-se

Bruno Rogani disse...

Graaaaaande torneio com 4 pessoas no Absoluto !!
hauahuahuah zueeera, o legal são as crianças que começam a jogar !!

Agora, cadê o livrinho de regras de arbitragem? Cade o tira teima? Cade o replay? Cade o Arbitro em cima do lance?

Por isso que o Brasil num vai pra frente.....

Leonardo Vivaldo disse...

Cadê o Vivaldinho numa hora dessas?!