sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Continental - Final

Saudações!

Dando continuidade a esse imenso torneio, na sétima rodada eu enfrentaria o MF Álvaro Aranha. Já na abertura, me deparei com uma linha que não conhecia e após muitos lances ruins da minha parte, cai em uma posição deprimente. Consegui criar alguma complicação, mas o final de torres resultante era simplesmente perdido (3,5 em 7).

Após perder sem muita luta na sétima rodada, confesso que desanimei. Pra piorar, quando saiu o emparceiramento, vi que enfrentaria um MF peruano de 2340. No dia seguinte minha preparação foi quase nula, preferi apenas esfriar a cabeça.

Já na abertura ele jogou uma Sveschnikov que não era a abertura que ele mais utilizava. Consegui ganhar um peão rapidamente. Alguns lances depois minha posição era muito superior e consegui ganhar outro. Para complicar o jogo ele entregou mais um e eu aceitei. Com 3 peões a mais eu precisava apenas me defender de um ataque “fantasma” na ala do rei, acabei omitindo um sacrifício e fiquei perdido. Ele não jogou o correto Txb2 e entramos em um final de T peça e 2 peões pra cada lado. Ofereci empate e ele recusou. Após alguns lances, encontrei uma linha que ganhava um peão e após entrar no final de torre a posição era ganha, mas não joguei os mais precisos e caímos em uma final de torre e peão contra torre empatado! De livrinho mesmo. Tentei enrolar e deu certo. (4,5 em 8).

Para a nona rodada (meu Deus não acaba nunca?!) vi que enfrentaria o MF Wagner Guimarães. Essa rodada foi de manhã, após chegar tarde em casa e uma noite mal dormida, estava eu novamente jogando xadrez.

Ele jogou uma Alapin, sendo que apesar de minha posição após a abertura ser inferior, a posição era interessante. Entretanto, calculei mal uma variante e acabei omitindo um sacrifício de peão que me obrigava a entregar dama por torre e bispo. Pra piorar, joguei a pior linha e tive q abandonar de imediato (4,5 em 9).

À noite, enfrentei a WGM cubana Vivian Ramon. Após uma abertura tediosa, onde ela jogou o sistema Breyer na Ruy Lopez. Após uns 20 lances já havíamos trocado as duas torres e caímos em uma posição empatada, daquelas que o fritz avalia todas as linhas com 0,00, ou seja qualquer lance iguala e é necessário seguir duas regras a risca:
1- Não dormir.
2- Não se animar a ganhar.


Após muitos lances de peça pro lado, acabei infringindo a segunda regra, me animei a ganhar e acabei perdendo (4,5 em 10).

Para a última rodada o objetivo de não jogar no “Inferno” foi atingido (e por apenas uma mesa, algo do tipo eu jogaria na mesa 83 que era a última da “lagoa”!). Eu jogava para não perder rating e para fazer pelo menos 50% dos pontos. Enfrentei o Bruno Morado e após a abertura consegui alguma vantagem, mas era insuficiente para ganhar. Após uma simplificação da posição, o empate se aproximava, mas ele entregou um peão (creio que ele achava que ia empatar mais rápido). Caímos em um final de Damas 4 contra 3 na ala do rei, onde após ele aceitar a troca de damas para estragar minha estrutura de peões, caiu em um final de rei e peões perdido. (5,5 em 11).

Apenas para não dizer que me esqueci deles, o Felipe acabou com 7,5 pontos e o Vivaldinho com 5.

Após terminar a partida, o Felipe, o Vivaldinho e eu ficamos socializando um bom tempo no CXSP. Dentro do “aquário” a coisa estava séria, pois pessoal estava lutando por vaga no mundial. O terceiro andar foi enchendo...enchendo...enchendo...foi ficando quente...quente...quente. Aquilo ali parecia mais o “Inferno” (obs. o segundo andar). Esse dia foi literalmente o dia que o inferno subiu o andar! Naquele calor, barulho, salão lotado, tenho certeza que a gripe suína circulava também! Apesar disso tudo, o Vivaldinho teimou que queria ficar na rodada até o fim e talvez ver o desempate de partidas rápidas. Depois de muita espera e insistência minha e do Felipe (que estávamos simplesmente de saco cheio de Xadrez), ele cedeu e fomos para a rodoviária na expectativa de pegar o ônibus das 20:20 para São Carlos. Chegamos meio correndo no terminal e vimos que não havia ônibus as 20:20 e o próximo seria apenas as 21:20. Já o Vivaldinho que achava que só havia ônibus depois das 22 horas pra Matão, constatou que havia um as 20:30 mais ou menos e conseguiu embarcar nele. Moral da história, não esperamos o final da rodada, não vimos os desempates, não conseguimos o ônibus das 20:20, chegamos de madrugada em São Carlos, o Vivaldinho que não queria ficar esperando sozinho na rodoviária não esperou e ainda conseguiu ônibus antes que a gente e o Felipe e eu esperamos o nosso...(hijo de &¨%$) haha.

Fatos:
1. O Fier tinha 5 em 5!
2. A Vanessa Feliciano fez um grande torneio com direito a norma de WMI.
3. O jovem Jorge Cori com 13 anos fez norma dupla de GM.
4. O grande Gabriel Name foi mal no torneio, mas continuava com toda a sua simpatia.
5. O mesmo Gabriel ao jogar contra o Vivaldinho em determinada posição ele disse: Aqui empatou! Não foi uma oferta, foi um decreto!
6. Nenhum caso de gripe suína foi registrado entre os participantes.
7. Apesar de ter sido noticiado no blog “Xadrezdepressão” eu não estava postando durante o torneio e quem entrou aqui para ler algo se decepcionou!
8. Aliás, fui cobrado pelo Marius Riemdiski sobre a cobertura do torneio! Ela veio com um pouco de atraso.
9. Não tenho uma mísera foto do evento e fiquei com vergonha de roubar dos outros sites.


Gostaria de mandar um abraço para todos que torceram por mim nesse torneio. Minha avaliação é de que apesar de não ter sido ruim, também não foi bom, sendo um torneio 50% mesmo, regular. Gostaria de agradecer a todos que acompanham o blog e em especial as seguintes pessoas: Mayra Campos, Denise Kakitani, Sarah Obadovski, Alpheu Tavares, Douglas Utiyama que me animaram antes das partidas e após as cacetadas. Gostaria de agradecer também ao Daniel Athanázio por me hospedar durante boa parte do torneio e ao Fernando Vivaldo por me hospedar no final de semana. Gostaria de mandar um abraço ao Felipe El Debs e Leonardo Vivaldo pelo companheirismo e amizade de longa data!

Meus cumprimentos estão cada vez maiores de duas uma: ou estou virando político ou estou ficando velho mesmo!

Abraços!

2 comentários:

Alfeu Junior disse...

Ola meu menino ...
La vai seu Personal CHESS... hehehehe

no proximo continental esperamos no minimo 65 % dos pontos, quem sabe uma norma ...

e o correto :

Alfeu .... hehehehehe e tavares, e da esposa ... hehehehehe o meu é Alves da Silva.... Mas a dmirição por um amigo continua.

Unknown disse...

Caramba...
errei tudo entao?
mas vc sabe q eh vc mesmo haha
Alfeu Alves da Silva então!!
Corrigirei nas próximas oportunidades!
Sobre os 65% tá exigente hein chefe!
um abraço