sexta-feira, 30 de julho de 2010

Regionais - Segunda parte

Saudações

Caros amigos, na postagem anterior eu falei sobre a viagem e a respeito da chegada a Lins. Em um momento de divagação, voltei a 2008 e comecei a comparar as equipes e tudo mais. Nesta postagem pretendo não voltar a 2008.

Conforme havia escrito, chegamos no dia 6, terça feira e partimos o masculino, o Vicente e eu para nosso quarto e o reduzido feminino (vale lembrar que só a Raíssa, Jéssica e Mayra viajaram de Sanca) para o quarto delas. Ao chegar ao nosso percebemos que havia um papel na porta com o escrito: Xadrez Masculino e Tênis?! Como essa combinação não funcionaria, pois o Tênis disputa jogos de manhã e nós enxadristas somos fãs da madrugada. Imaginem o barulho dos pings do xadrez somados aos pings do ping-pong! Mudamos então pro mesmo quarto utilizado em 2008, que por ironia do destino tem como professora a tia Denise!

Infelizmente nessa sala não tinha nenhuma beliche montada e ficamos encarregados de transportar os beliches, montar e tudo mais. Foi um bom “treino físico”.
À tarde, enquanto o Bixo e o Rogani (que chegou a tempo de filar um almoço) se revezavam no violão, a Raíssa se empenhava em estragar todas as músicas com o tal do Fue. Nesse ambiente silencioso, as primeiras peças começavam a serem penduradas nos tabuleiros. As penduradas por vezes eram deliberadas como no fantástico jogo Looser. Pelo que me lembro os primeiros jogos foram Looser, pula-pula, truco e aí sim Xadrez! Outros jogos também foram disputados, como o Transformers, Australiana, Pôquer, Jogo da Velha às cegas, Pontinhos e o Jogar giz no quadro para parar no suporte de giz. Não se assustem, apesar de todos os jogos, nós levamos a sério o torneio.

Após a janta, resolvemos dar uma volta pela cidade e nossa preocupação maior era não perder o Gabrielzinho. Aliás, a criaturinha foi à maior (ou menor?!) atração da nossa equipe. Já na entrada do alojamento o pessoal perguntava o que ele jogava. Pouco tempo depois já anunciaram que iriam fazer uma entrevista com ele e o assédio não parava por ai. Em postagens posteriores irei descrevendo um pouco do que aconteceu com o Gabrielzinho.


Ownnnn

Voltamos ao alojamento e agora o Xadrez era preponderante. A minha preocupação era definir a ordem de tabuleiros no masculino e no feminino. Para isso tive importantes contribuições do Rogani, Raíssa, Lucas Bixo e Vicente. Tive uma não importante contribuição do Bruno Animal também. Pensamos por cerca de 2 horas (ou mais), utilizando métodos realmente complexos, chegamos a fazer um quadro de probabilidades que parecia utilizar ferramentas da Teoria dos Jogos! Não divulgarei todo o método, mas acredito que foi muito bem sucedido. A escalação deste ano foi boa, poderia ser melhor, mas fizemos o possível. Só para explicar a contribuição nada importante do Bruno Animal, após quebrarmos a cabeça para achar a melhor escalação do masculino, estávamos em dúvida entre duas opções e perguntamos qual era a opinião dele, que sem titubear e sem fundamento optou por uma que já havíamos descartado!

Ainda nesse dia, tivemos que esperar pela Denise e a Mari que só chegariam às 2 da manhã. Perto das 2:30 fomos buscar as duas integrantes que faltavam na equipe feminina. Dormimos tarde, como de costume, não acreditando que haveria rodada logo após o Congresso Técnico marcado para as 9 da manhã. Francamente, pra quê?! Alguém vê motivo para marcar um congresso técnico às 9 da manhã? Eu imaginava que eles iriam fazer o congresso, confirmar e definir equipes, apresentar o emparceiramento e marcar a rodada para o período da tarde. Triste engano, a rodada seria logo após o congresso.

No congresso ficaram definidas algumas coisas estranhas. Para mim, a mais bizarra foi com relação à oferta de empate. Ficou definido que quando houvesse proposta de empate o atleta poderia perguntar ao técnico se poderia aceitar ou não e o pobre técnico teria que decidir sem ver a posição! Agora me diz uma coisa, vai decidir com base em que? Pela fisionomia do atleta? Seria dessa forma?
• Se ele chegar pulando você aceita.
• Se ele chegar branco você aceita.
• Se chegar com a mão direita na cabeça está ganhando algo.
• Se for a mão esquerda está perdendo algo.
• Se nem chegar se borrou e ai empata logo antes que vá m..... pra todo lado.

Não consigo entender. Se for pra fazer isso, que nem consulte o técnico.
Além dessa regra bizarra o que me desagradou muito foi à rodada logo após o congresso ter terminado às 11 da manhã. Porque começar uma rodada que dura 3 horas as 11 da manhã? Seria pra testar os atletas? Matar de fome? Em um dia temos pelo menos das 8 da manhã as 6 da tarde para marcar uma rodada. Porque marcar na hora do almoço? Tenha dó.

Após toda a minha reclamação com relação à arbitragem(?!) e (des)organização dos jogos, vamos voltar a partes divertidas. No local de jogos, uns socializavam, outros procuravam se aquecer e a maioria só conversavam.


Aquecimento

O emparceiramento desse dia foi:
Feminino 21: São Carlos x Bauru
Masculino 21: Bye

Para quem se lembra, este duelo no feminino foi o que decidiu os Regionais de 2009. Naquela ocasião, houve empate, mas eles levaram vantagem no critério de desempate por vencer no tabuleiro 1.



São Carlos x Bauru

Nos confrontos: na mesa 2 a Débora venceu a Mayra que errou cedo, levando um Cb5 que fazia a casa cair. Na mesa 3 a Raíssa estava levemente melhor contra a Amanda, mas em um erro de cálculo perdeu uma torre. Nesse cenário, 2 a 0 para Bauru, nos restava buscar o empate. A Denise venceu a Carol e restava a estreante Mariana Pinho vencer a pentelha Mariane. O final era levemente melhor para a Mariane Pentelha, que jogou bem e conseguiu ganhar um peão, depois mais um. A Mariana Pinho conseguiu então ativar suas peças e após jogar Cf3 xeque a Mariane pentelha tinha duas opções:
1. Rf1, o qual seguiria com Cxh2 xeque com jogo pela frente.
2. Rh1 que tomaria Txh2 mate.


De maneira surpreendente ela jogou Rh1 e conseguimos empatar.
O resultado não foi de todo mal, ainda mais se considerarmos o 2 a 0 que pintou rápido. Agora, para levar o título, precisávamos vencer São Manuel no dia seguinte.
Essa postagem já está longa, vamos ao que todo mundo gosta, os fatos:

1. Teve jogos da Semifinal da copa no dia 6 e 7, mas ninguém deu bola.
2. A Raíssa, seu Fuê, pessimismo e pentelhação foi com certeza a mais chata do primeiro dia.
3. Os músicos do primeiro dia não mereceram couvert.
4. Pediram pra tirar foto do Gabriel no local de jogos.
5. Minha compra pra refeição durante a primeira rodada foi sem noção: 4 pacotes de bolacha, 1 coca dois litros e uma barra de chocolate.
6. As meninas brincaram de passar o “bastão” (bolacha) e praticamente não comeram nada.
7. Se fosse a equipe masculina, terminaria tudo antes de eles fazerem um lance.
8. Sair de 0 x 2 com Bauru não é novidade pra Sanca.
9. Sem citar nomes, parte da equipe masculina mostrou grande espírito de equipe. Ao saberem que ficariam de bye foram rapidamente para o alojamento. Um deles inclusive só acordou quando chegamos ao alojamento.
10. Citando um nome, a Jéssica abandonou a equipe e foi almoçar! Muito malvada. Ela ainda tentou compensar voltando no final da rodada.

Segue mais algumas fotos:


A mais chata do primeiro dia.


Eu não pago nada! Mas foi animado.


Abraços
Marcel Utiyama

3 comentários:

Lucas Parras disse...

"10. Citando um nome, a Jéssica abandonou a equipe e foi almoçar! Muito malvada."

tem condiçao isso!
malvada de mais!!!

e nao foi tao ruim as musicas, os unicos problemas era eu tocando, e o bruno, a mari e o matheus cantando, tirano isso ia fica bom!
^^

Bruno Rogani disse...

hauhauahuaha a gente vai pro ídolos!! ou melhor, vamos cantar pra arbitragem, só de sacanagem, p*** desorganização no torneio viu...ee a Raíssa merece o troféu "Mariane Pentelha" do dia !! auhauahuaa

matheusesteves45 disse...

sahuhasuashushas..tirando eu o rogani a mari e o lucas fiko bm as musicas ashuashushusuahu....nóis vai pro idolos mesmo..,.hasuhasuashuhas...uma puta falta de sacanagem viu essa arbitragem....vo chingar muito no twitter