domingo, 18 de março de 2012

Paulista Sub 14 e 18 - Live!

Saudações

A primeira postagem do ano é referente ao Paulista de categorias em Santos, que aconteceu nos dias 17 e 18 de março.
Os enxadristas são-carlenses que disputaram a competição foram:
• Categoria sub 18: Lucas Parras e Bruno Ogashawara;
• Categoria sub 18 feminino: Jéssica Kado;
• Categoria sub 14: Gabriel Ogashawara e Rodrigo Aki.

A Jéssica e o Rodrigo disputaram uma categoria acima, os dois deveriam disputar respectivamente as categorias sub 16 e sub 12.
Entretanto, como a ideia é dar ritmo de jogo e experiência a eles, não vejo nenhum problema! Claro que é mais difícil, os jogadores são mais fortes, mas quanto mais se apanha mais forte se fica. Então nesses dois, a expectativa é menor claro, o importante é jogarem e aproveitarem ao máximo suas partidas.
No caso do Rodrigo é também o primeiro torneio pensado que ele joga. Geralmente os primeiros torneios são bem difíceis! O importante é tentar usar a experiência como algo motivacional, fazendo com que o enxadrista se dedique mais aos treinamentos, para não ter mais que passar por essa frustração.


Rodrigo sofrendo no primeiro torneio pensado


Jéssica malvada

De qualquer maneira, até o final do primeiro dia, foram disputadas 3 rodadas. O Gabriel fez 2 pontos em 3. Bruno, Rodrigo e Jéssica 1 em 3. Lucas 0 em 3.
O resultado realmente estranho é o do Lucas, não é normal um jogador do nível dele fazer 0 em 3. Tem várias explicações possíveis, falta de ritmo, má forma, fatores emocionais.
No caso dele, creio que a principal explicação é algo que não se vê muito nos livros de Xadrez, pelo menos não os poucos que eu li. Para mim, a parte psicológica é muito importante. Confiança é tudo, seja no Xadrez ou em qualquer esporte. É muito comum, ao disputar torneios, perder a primeira rodada. Para mim, a primeira rodada é a mais importante. Quando você perde a primeira rodada, a confiança para a partida seguinte diminui. O adversário da segunda rodada, que muitas vezes é mais fraco, parece que cresce! É similar a um jogador de futebol que perde um pênalti. No próximo pênalti parece que o goleiro tem 3 metros e o gol ficou pequeno.
O conselho aqui é, prestem muita atenção na primeira rodada, se você consegue vencer a primeira, na segunda a confiança aumenta e assim por diante.
É claro que as vezes já na primeira rodada você enfrenta um jogador muito mais forte que você, como não perder? Realmente é difícil, o ideal é se esforçar, jogar o melhor Xadrez que conseguir, se você conseguir fazer esse jogador forte suar, sofrer pra ganhar de você, já seria algo que motivaria certo? Sentir que jogou bem, mesmo sendo derrotado, aumenta a confiança. E se ganhar, bom aí é manter o foco pra segunda rodada.

No caso do Lucas ele perdeu a primeira para uma enxadrista na teoria mais forte. Na
segunda rodada entrou com menos confiança e perdeu, e na terceira foi só reflexo da segunda, perdeu de novo. Agora resta salvar a honra nas 3 últimas rodadas.
Os outros 3 estão dentro das expectativas, talvez o Bruno pudesse estar um pouco melhor, mas está normal.


Equipe unida! Última e penúltima mesa!


Jogador mais preguiçoso que eu conheço

Bom, chega de Xadrez e aspectos psicológicos, vamos ao que interessa, os fatos:
1. Viemos novamente de Zafira, mas dessa vez com um motorista de verdade.
2. Eu dirijo mais que o motorista hehe.
3. Tirando o bixo, os outros 5, me incluindo, são japas!
4. Que tal cota limite pra japa?
5. O fato mais inusitado foi ver o bixo atropelando um CARRO! Enquanto ele esperava para atravessar a rua, vários carros viravam na nossa frente. Nisso ele ficou olhando pra rua de onde os carros vinham, quando um estava passando, ele viu que depois daria pra atravessar e falou: “Vamo agora!”. Ele só não contava que o carro pararia na sua frente devido ao trânsito..Resultado, sim ele atropelou o CARRO!
6. Esse salão de jogos de Santos é bom, mas muito apertado pras crianças. O pior de tudo é não poder sequer acompanhar as partidas.
7. No torneio de ping, fiz uma campanha meio Rogani, com 4,5 em 7.
8. Bruno jogou e fez 3,5 em 7.
9. Parmera venceu de novo e segue invicto no ano!
10. Postagem feita durante o torneio? Blog sempre atualizado!

3 comentários:

Raíssa disse...

Aí sim, hein! Achei que o exclama seria abandonado, mas fico feliz que ainda esteja postando!
E estou me sentindo velha... sem idade pra Paulista...

Bruno Rogani disse...

aeee sim hein !!! vai rolar postagem live de rio preto tbm?? veremos...ou não !!

valeu pela campanha "meio Rogani", da época que eu não fazia 2,5 em 7 !!! huahauahauahua

Unknown disse...

Obviamente não rolou postagem live...e raíssa se vc está se sentindo velha imagine eu? haha