quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Torneio da Amizade - Primeira Parte






Saudações amigos enxadristas!

Após um longo tempo sem postagens, recebi um ou outro pedido para atualizar o blog, pois bem aí vão algumas postagens contando como foi meu "papelão".

Como sempre as dificuldades começaram antes mesmo da viagem para a cidade grande. No dia anterior a viagem uma torção no joelho quase me deixa fora do torneio, mas após uma consulta com o Dr. Leandro Leles (amigo enxadrista de longa data), que me receitou um anti-inflamatório, lá fui eu para a Grande São Paulo.

A situação ao chegar no terminal rodoviário não era das melhores, um tanto atrasado para o congresso técnico, com o joelho doendo, eu andava com dificuldades e para piorar não conseguia encontrar o Clube de Xadrez de São Paulo(CXSP). Após informações do amigo VivaldÃO e mais alguns erros, consegui finalmente chegar todo esbaforido. O Cristian (também conhecido por quinto elemento no blog do VIVALdinho) me informou que o congresso ainda seria feito!

O emparceiramento da primeira rodada logo saiu e eu vi que enfrentaria um jovem de São Paulo, Andre Celkevicius. O que chamava mais a atenção na lista de participantes, era a presença do GM Geovani Vescovi, e abaixo dele uma grande massa de MIs,MFs e alguns aspirantes a qualquer coisa que sobrasse.

No primeiro jogo após eu jogar uma Scheveningen, meu adversário jogou um plano de Be2-Bf3, o qual não deve ser a melhor opção para as brancas. Após algumas imprecisões de ambos os lados consegui alguma vantagem trocando o peão de d pelo de e, ativando o bispo de b7. Não sem emoções, consegui converter a minha vantagem. Um bom começo!

Após algum tempo esperando o jogo do Felipe acabar, fomos a casa do Vivaldão, um verdadeiro Albergue da Juventude, o qual me acolheu muito bem nos dias que lá estive. Após a janta e algum papo furado, vi que meu adversário do dia seguinte seria o MI Leandro Perdomo. Eu deveria preparar alguma coisa rapidamente pois a rodada do dia seguinte seria pela manhã.

Após uma olhada em algumas linhas do ataque Marshall fui rumo ao clube sozinho, é claro que eu nem esperava que o Felipe ou o Vivaldão acordassem as 10 da manhã. Nesta partida joguei dentro do famoso aquário, que é onde são realizadas as melhores partidas no CXSP. Aliás, esta foi a única vez que entrei no aquário pois o Perdomo rapidamente me mandou de volta ao meu lugar, que antes que alguém faça a piadinha, não é no andar de cima, mas a zona intermediária.

Pra não falarem que não comentei nada da partida, foi uma Ruy Lopez de brancas, a qual resolvi jogar sem h3. As pretas têm então a opção de jogar Bg4. Após as pretas jogarem um rápido d5, não joguei os mais precisos mas tinha uma boa posição. Mais algumas "barberagens" e acabei perdendo um peão e a partida.

Na terceira rodada, que seria no mesmo dia, eu enfrentaria o famoso Francemir da Barra de Ribeirão Preto. Mais uma vez, uma Scheveningen, e após uma confusão de planos por parte de meu adversário Bg5..Be2..Dd2.. f3.. O-O e culminando com g4? perdendo um peão, consegui vencer, marcando meu segundo ponto no torneio.

Francemir x Marcel



Para a quarta rodada, eu teria muito tempo para preparar pois a rodada seria somente no dia seguinte as 19:30. Após alguma pesquisa em vão a respeito do que meu adversário jogaria, resolvi preparar assistindo a série House! Aliás, meu maior vício era esse, além de várias horas desperdiçadas em frente a TV. Como resultado, uma das piores partidas do torneio! Após uma abertura no mínimo estranha, cheguei a uma posição muito ganha e o seguinte diálogo ilustra a posição:

- Mas que que você tá ganhando? Um peão?! - Alguém entre o Vivaldinho,Vivaldão e Felipe.
Eu ainda digo:
- E o par de bispos!

Com uma vantagem dessas não dá pra desperdiçar uma partida, mas capivara não tem garantia..
Poucos lances depois não vi uma manobra simples para tomar um dos bispos, não satisfeito em entregar parte da vantagem, entro em um final que não era claro se havia como vencer e....Após um plano ridículo de prender o cavalo do meu adversário cai em posição totalmente perdida, com todos os peões fixados em casa da mesma cor do meu bispo, com rei passivo, enquanto ele possuía rei ativo e um cavalo que poderia comer TODOS (sem exagero) os meus peões! Assim que começo a suar desesperado meu adversário(seria parceiro da pior partida?!) me oferece empate! Tudo isso só "embeleza" o xadrez!

Após escutar muita piadinha com relação a minha partida por parte dos meus companheiros de casa, fui dormir pensando no meu aniversário no dia seguinte, mas isso é assunto para uma próxima postagem!

Um comentário:

Leonardo Vivaldo disse...

"Tudo isso só 'embeleza' o xadrez!".

A sua vergonha na cara anda cada vez menor... Bem, paciência.

No mais: Por favor! Coloque essa partida aqui! A posteridade merece vê-la uma vez.... E ESQUECÊ-LA PARA SEMPRE!

É nóis!

Abraço!

(e não esqueça de falar que vc QUASE se perdeu no bairro da Liberdade!)

LVV