terça-feira, 22 de julho de 2008

Regionais Lins - Final!

Eis a última parte da saga...


Já começo reclamando, rodada as 9 da manhã! PQP! A gente dorme tarde, tem que acordar cedo e pra jogar xadrez?! Que enxadrista que se preze que gosta de jogar xadrez nesse horário? Para piorar, nessa rodada as coisas seriam decididas...

As meninas enfrentariam São Manuel e precisavam de uma vitória para ficar em segundo lugar. Otimismo para a vitória? Nenhum pouco! São Carlos já é conhecida pelo seu costumeiro pessimismo...Sempre aquela história de...
Eu vou perder...
Eu sou ruim...

E quando eu tento provar o contrário acaba sobrando pra mim...
Nosso técnico não ensina... %$*#@
Ninguém me ensina %$*#@...

Bom, lá fui eu tentar preparar alguma coisa para cada uma. Acabei dividindo a responsabilidade com meu irmão, enquanto eu ensinava minhas duas “subrinhas”(obs: é carinhosamente com u mesmo) Raíssa e Denise, ele ensinava abertura pra Mayra e um esqueminha para a Natália.

Preparar a Denise até que foi fácil e eis que resolvi usar parte da preparação dela para a Raíssa. Já meu irmão, após apanhar feio na Petroff, ensinou muito bem os “atalhos” da abertura para a Mayra, enquanto pra Natália ele ensinou um esqueminha bem interessante, baseado em jogar f5 contra peão de dama e depois seguir com e6, b6 etc etc.

Começa a rodada e eu já sou surpreendido logo de cara. Meu adversário que eu acreditava ser o Kildare na verdade seria o Carlos Alberto, sendo que no ano passado foram duas vitórias para ele, sendo que nas duas eu levava as brancas! Após alguns lances, fui conferir o que se passava no feminino...

Na mesa 4, vi que a preparação que fiz para a Raíssa, não funcionava contra uma certa ordem de lances. O triste foi ver isso apenas no tabuleiro do jogo que eu nem disputava e não podia fazer nada...A Raíssa ficou realmente mal, pois tentou seguir a preparação em uma posição diferente e o resultado foi desastroso, São Manuel 1 x 0 São Carlos....

Realmente o meu negócio deve ser sinuca e a frase “ Nosso técnino não ensina...” poderia ser reescrita...

” Nosso técnico não ensina....e quando ensina não ensina direito...”.

Enquanto isso na mesa 3 a preparação estava surtindo efeito, a Mayra tinha vantagem.
Já na mesa 2, a Denise jogava firmemente contra a Inara, e garantia um ponto para São Carlos. São Manuel 1 x São Carlos 1

Agora na mesa 1...Como eu havia dito, a Natália jogaria um esquema contra 1-d4, sendo que o primeiro lance era 1...f5!?. Imaginem minha cara quando eu passei na mesa e vi que o 1-d4 estava lá, mas que a resposta da Natália tinha sido 1...g5?. E o pior, esse peão ficou no ar ( “ A menina se recusou a comer o peão de g5” by Eugenius) a partida toda! A Natália continuou jogando e só percebeu o erro quando viu que um peão não estava “pertinho” do outro. A partida foi seguindo e a Natália por incrível que pareça não ficou tão mal na posição, mas g5 é g5...São Manuel 2 x 1

Restou apenas a partida da Mayra e mesmo que ela vencesse São Manuel seria segundo. Após um jogo muito bem jogado a partida terminou em empate. Devo ressaltar que esta partida foi na minha opinião a melhor que eu vi das meninas, e apesar de algumas imprecisões, as duas jogaram bem. A única partida que pode ser tão boa quanto essa, foi a da Denise contra a Daniele de Jaú, na qual as complicações táticas foram grandes, com golpe pra tudo quanto é lado.

Bom e o masculino?

Bem...as 9:00 a rodada começou e as 9:05 o alarme do celular do Eugenio tocou! Ele até tentou disfarçar mas não teve jeito. Naquele tumulto natural que acaba se formando, o Nelson foi conferir se o celular dele estava desligado e acabou religando-o! Ainda bem que na bagunça o barulho não foi notado...( Se percebessem seria a cena mais comédia pastelão do mundo!)

Restava aos restantes a tarefa de fazer dois pontos e empatar o match. Na mesa 1 o Nelson ficou melhor na abertura. Entretanto, na minha partida a igualdade mórbida reinava no tabuleiro e na mesa 4 o Rafael estava uma tanto quanto estranho. As partidas foram seguindo e eu não tinha mais como ganhar, a posição era quase um empate morto. Quando já estávamos indo para a terceira repetição o Rafael perdeu e após refletir alguns minutos, vi que não havia a mínima chance de vencer e repetimos a terceira. Como consolo, o Nelson preferiu continuar jogando e venceu. Santa Bárbara 2,5 x 1,5 São Carlos.

Mas que coisa, seria os santos deles mais fortes que o nosso? O que nos restava a fazer? Rezar? Reclamar da arbitragem?

Bom o resultado não foi o esperado tanto no masculino quanto no feminino, nos resta agora tentar tirar proveito desse “tombo”, corrigindo nossos erros e buscar um resultado melhor no ano que vem.

Para não acabar a postagem de maneira apenas triste, seguem algumas fotos dos guerreiros São Carlenses!

5 em 5! Confiança da equipe!


Não poderíamos esquecer dela, Ana Laura! Como jogadora de xadrez ela é Vice Campeã Mundial de Jiu-Jitsu(exclama!).


Precisa legenda? Da esquerda para a direita:
Celular, Japonês lindo, Ajeitador de peças e mais abixo...g5?!

Premiados, um pouco frustrados mas sorridentes!
Mhé?! Grande bixo!


Um abraço!
Marcel Utiyama

Nenhum comentário: