terça-feira, 4 de agosto de 2009

Regionais - Chegada e primeiro dia

Continuando..


Após uma viagem de cerca de 1 hora e mais uns 20 minutos com o ônibus rodando perdido pela cidade de Pirassununga, chegamos ao alojamento, que na verdade eram duas escolas juntas. Na maior ficou quase toda a delegação de São Carlos, incluindo o xadrez feminino, refeitório e dirigentes. Na escolinha de crianças ao lado, ficou o xadrez masculino, ciclismo e futebol.

Apesar de alguns inconvenientes como a altura da privada, bebedouro e cadeiras para crianças, o alojamento era bom, pois ficamos em um local isolado, não houve reclamações de barulho, mesmo com a gente socando os relógios durante os pings.

Quanto às meninas, elas ficaram em um quarto sozinhas nos primeiros dias, mas depois tiveram que dividi-lo com a natação.

As refeições desse ano foram do mesmo restaurante que vem acompanhando São Carlos desde 2006. A comida até continuava boa, entretanto nos outros anos estava melhor.

Muitos pings no primeiro dia e outros jogos como peão pula pula, transformers, uno e truco faziam a alegria da moçada. Pra completar, faltava uma trilha sonora e o Rogani se encarregou disso levando seu violão. A Ana e a Mayra compunham um trio, que não era aquela maravilha, mas compensavam tudo na animação.



No dia seguinte, demos uma caminhada pela cidade. As meninas iam entrando nas lojas vendo roupas e bolsas e eu ficava do lado de fora tentando fazer a Raíssa e a Jéssica parar de batucar com as mãos. Voltamos ao alojamento e já era hora de definir as escalações:

Masculino:
1-Bruno Ogashawara
2-Bruno Rogani
3-Gabriel Ogashawara
4- Garbiel Tortola
5- Marco Sunye
6- Lucas Parras

Feminino
1-Raíssa Ogashawara
2-Jéssica Kado
3-Kelley Silva
4-Mayra Campos
5-Denise Kakitani
6-Ana Laura


Todo mundo!


No caso do feminino eu fiz a escalação, então se estava errada a culpa é minha. No masculino, procurei deixar mais a cargo do Rogani e do pessoal, afinal não sei se estarei em São Carlos no ano que vem e é bom o pessoal começar a se virar.

No congresso técnico, 6 equipes confirmaram no masculino 21 e 2 no feminino 21. Depois do congresso Brotas chegou e confirmou, pelo que eu sei não é certo permitir que joguem, mas preferimos não polemizar, pois a equipe era do Futsal.

São Carlos era número 1 no feminino e não sei o que aconteceu, mas acho que Bauru esqueceu de dar o rating das meninas, ou seja, Bauru e Brotas teriam a mesma força na teoria. Isso fez com que São Carlos e Bauru se enfrentassem logo na primeira rodada, pois sem o rating de Bauru, não é aplicável a regra de que as equipes mais fortes só se enfrentam depois da metade do torneio.

Devo fazer um parêntese aqui. Mais uma vez quero deixar claro que há vários insatisfeitos com esse negócio de primeira e segunda divisão. No feminino foram 3 equipes sendo que há todo o planejamento e treinamento de um ano pra chegar nos regionais e jogar uma partida? (Brotas era a equipe do futsal e não conta)
Não gostei também do modo como foi feita a conferência das identidades, achei o rigor excessivo. Qualquer número que tenha sido digitado errado barrava um atleta. Eles só conferiram isso pouco antes da rodada começar e daí foi uma correria para conseguir uma autorização para jogar. Será que é possível existirem duas pessoas com mesma foto, nome, data de nascimento, pai, mãe, assinatura, sendo diferente apenas por um dígito? Ou seria bom senso aceitar que essa pessoa jogue relevando que foi um simples erro de digitação de uma pessoa que provavelmente deve ter digitado todos os números de RG da delegação inteira de uma cidade. Resumindo, não gostei da organização (não estou reclamando da arbitragem), não apoio esse negócio de primeira e segunda divisão e sinceramente acho que estão diminuindo as disputas, o nível e por fim acabando com o Xadrez nos regionais.

Após o momento corneta vamos seguir com o que interessa.
Resolvi colocar na primeira rodada a Raissa, Kelley, Denise e Ana. Nos confrontos, a Raíssa perdeu para uma menina que segundo o Alfeu de Bauru era a mais forte deles. Na mesa 4 a Ana estava um pouco melhor, mas seria difícil ganhar da Mariane pentelha porque tinha apenas 5 minutos no relógio. A Kelley estava em uma posição pouco clara e decidiram empatar a mesa 2 e 4. A Denise ganhou no tabuleiro 3, mas o resultado acabou sendo bom para Bauru pois elas venceram no tabuleiro 1.


Match decisivo contra Bauru

Sobre esse match, alguns dizem que eu escalei errado. Talvez devesse ter colocado a Kelley ou a Denise na 1. Outros dizem que não devíamos ter aceitado o empate nas duas mesas. Se existe algum culpado não é uma pessoa só. Eu fiz a escalação pensando em vencer os matchs, não deu certo, empatamos, paciência. Aceitar o empate não foi a melhor decisão, mas uma decisão precisava ser tomada, os relógios andavam, a Ana tinha pouco tempo e a Kelley estava insegura, a decisão foi tomada, certo ou errada um capitão tem que ser capaz de tomar uma decisão, a qual foi tomada e pronto. Quando o match é ganho a equipe venceu, e quando perde a equipe perdeu.

Se existe um culpado maior, talvez seja eu mesmo por não ter pensado em vencer o match, talvez eu devesse ter sido mais cauteloso. Paciência, a gente aprende. O segundo lugar não foi ruim, foi melhor que o ano passado. Parabéns meninas e parabéns a Bauru que foi a campeã (obs. em nenhum momento quis desmerecer a equipe de Bauru, que, aliás, estava muito bem montada).

No masculino, eles pegaram a equipe de Lençóis Paulista e ganharam de 4 a 0. Destaque para a estréia do Lucas bixo, que apesar de ser veterano, jogou pela primeira vez e ganhou com facilidade.

Nesse dia, ainda demos uma saidinha, o povo comprou pizzas pra levar pro alojamento, eu preferi comer um X-Morte na frente do alojamento. Segundo disseram, a pizza estava boa e o lanche era bom, mas muito salgado.

No alojamento, analisamos as partidas. No masculino, não teve muito que analisar, a diferença de nível era muito grande. O mais engraçado foi o bixo analisando a partida com seu dialeto (o que ele fala é dialeto, português tenho certeza que não é!).
- Ai ele jogou aqui e meassô (apenas um exemplo).
Isso mesmo, ele fala meassô, do verbo meassar.
Eu measso
Tu meassas
Ele meassa
Nóis meassamos
Vós meassais
Eles meassam


É uma figura mesmo esse bixo.

No feminino, os erros foram mais no quesito emocional do que no técnico. Umas jogando com cautela excessiva, outras com muita pressa para ganhar. Coisas normais que acontecem mesmo, nós temos que aprender com nossos erros, não nos acomodar e lutar sempre para melhorar.

Fatos:
1.O Rogani tocou faroeste caboclo, mas obviamente não conseguiram chegar até o final.
2.Tinha muito japa nessa equipe: Denise, Raíssa, Jéssica, Bruno e eu. Ainda bem que o nem Gabriel pentelho e nem o Renato foram.
3.Alguém do masculino soltou a seguinte frase: Encobrimos os lençóis.
4.A Kelley me desafiou na sinuca!
5.A autoria da conjugação do novo verbo meassar é minha, mas deve ser assim mesmo que o bixo conjuga.
6.O Bruno japa come muito! Impressionante! Se jogasse tão bem quanto come seria no mínimo MF.

Não percam a próxima parte...
Abraços
Marcel Utiyama

5 comentários:

Bruno Rogani disse...

auahuahuaha ta ficando boa a historia, incrivel como vc lembra de alguns detalhes !!
e 2 divisões nos regionais é uma bosta !!!

a foto do lucas bixo é muuuito boa !! hahahaha

Lucas Parras disse...

aquele é eu?
me pegaram de surpresa kkkkkkkkkkkk

Lucas Parras disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Meu amigo ... referente ao rating ....sim passamos para a arbitragem ..... mas como foi informado pelo arbitro .... eles optaram por sorteio, não considerando os rating.
Em relação a mesa um .... acredito sim que no momento seria nossa primeira jogadora, pois vinha de um empate em uma simultanea contra o Krikor. Mas confesso que a montagem da escalação não era aquela.Mudamos no dia... pois quando entregamos a escalação colocamos somente as 4 que iriam jogar ...não tinhamos contado com Brotas.
Pela admiração que tenho por vc, jamais julgaria se vc errou, ou não, sendo que na minha humilde opinião, eu concordo com tudo que vc escreveu, onde a equipe sim perdeu.
Minha unica duvida foi porque vc deixou empatar as duas mesas, sendo que na primeira mesa a vitoria estava consolidada.
ai tenho que elogiar a "Pentelha" da mesa 04 que muito esperta abriu mão da sua vitoria, para dar a vitoria a equipe.
Vale ressaltar que continuo torcendo pelo sucesso de nossos colegas. E que as meninas continue assim... unidas,e lutando pelo ideias delas.
Abraços
E parabens pelo seu trabalho desenvolvido.
agora vai um sarrinho...
como seu Personal Chess.... se continuar assim na proxima o dodo começa a tirar a vantagem,,.. esta foi salva no ultimo minuto ..zas 48 do segundo tempo.

Unknown disse...

haha Grande Alfeu!
Valeu pelo comentário
Sobre o confronto Sao Carlos X Bauru: Primeiramente, fique tranquilo, talvez eu tenha errado na escalação mesmo. Mas, é errando que se aprende certo?
Realmente tvez elas não devessem ter empatado, mas sinceramente acho que não iria mudar muita coisa não! A "pentelha" não ia perder no quarto tabuleiro!
Mérito de vcs mesmo que escalaram e jgoaram bem.
Sobre meu xadrez, olha, a coisa tá feia! haha. Dessa vez escapei do Dodo, mas tenho que ficar esperto mesmo! Seguirei o conselho do meu personal chess, e vou ficar mais esperto haha! flw abraço